Lula defende compra de novo avião para Dilma (o aero-Dilma)

 
Para presidente, é uma vergonha aeronave da Presidência ter de fazer várias escalas por falta de autonomia de voo
O presidente Lula defendeu ontem a compra de um novo avião para a Presidência da República, que já está sendo apelidado de Aerodilma. A compra está sendo cogitada pelo Gabinete de Segurança Institucional. O novo modelo do avião, maior e mais caro (Um aero-Dilma de R$ 500 milhões) , substituiria a atual aeronave, comprada por Lula no início de seu primeiro mandato e batizada de Aerolula.

Lula afirmou que o presidente da República de uma potência emergente como o Brasil precisa de um avião oficial com mais autonomia de voo para fazer viagens de longa distância.

- Acho que o Brasil precisa de um avião com maior autonomia para o presidente da República viajar - disse Lula, depois de visitar o canteiro de obras da usina hidrelétrica Estreito, na divisa entre Maranhão e Tocantins.


O avião utilizado por ele tem 12 horas de autonomia de voo. Segundo Lula, isso é uma vergonha, porque o avião tem que fazer várias escalas em viagens de longa distância.

Avião com auxiliares tem de fazer ainda mais escalas

Por medida de segurança, o Aerolula sempre reabastece antes de completar o ciclo de 12 horas no ar.

O Sucatão, avião utilizado pela equipe de apoio às viagens presidenciais, tem autonomia ainda menor. O avião não pode permanecer em voo por mais de seis horas. As restrições obrigam os auxiliares do presidente a fazer sucessivas escalas nas viagens internacionais.

- O Brasil não pode ser um país grande do jeito que é e ter um comportamento humilhante lá fora, onde muitas vezes o Sucatão nem pode parar. Se o Brasil comprar um avião, compra orgulhosamente, sobretudo para encher o tanque com os nossos caças no ar, porque o Sucatão já está pra lá de Bagdá - disse o presidente.

À vontade em meio à nova polêmica, Lula ironizou as críticas que recebeu quando, no início do primeiro mandato, aprovou a compra de novo avião, em substituição ao anterior, usado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para Lula, era como se o avião fosse comprado para uso exclusivo dele e não da Presidência da República. Hoje, os argumentos usados contra ele teriam perdido o sentido:

- Acabou aquela bobagem do Aerolula. Fiquei até chateado porque agora vou deixar a Presidência e não vou levar o avião comigo. Vocês poderiam fazer uma campanha para o avião vir comigo. 


Desse jeito o dinheiro do Brasil vai pro ar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites