Energia Estática

A electricidade estática  é a carga elétrica num corpo cujos átomos apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade. O ramo da física que estuda os efeitos da eletricidade estática é a Eletrostática.

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos.

Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente. Quando existem menos elétrons que prótons, o corpo está carregado positivamente. Se o número total de prótons e elétrons é equivalente, o corpo está num estado eletricamente neutro.

Existem muitas formas de "produzir" eletricidade estática, uma delas é friccionar certos corpos, por exemplo, o bastão de âmbar, para produzir o fenômeno da eletrização por fricção.

Um exemplo típico de geração casual de eletricidade estática em nosso corpo ocorre quando vestimos roupas de lã, etc.
Um fator importante na geração de eletricidade estática é a umidade, pois quanto mais seco estiver o ar, mais facilmente a carga se desenvolve.

"Quando a pessoa tem contato freqüente com máquinas elétricas, ela fica exposta ao campo magnético da eletricidade, tendo assim um alto acúmulo de energia estática. Esse fato aliado à baixa umidade do ar e ao tipo de material dielétrico do piso pode fazer com que haja um alto acúmulo de energia estática no corpo. Assim, quando uma pessoa com muita energia estática acumulada toca em outra com cargas elétricas diferentes, ocorre o descarregamento dessa energia, originando os pequenos choques.
As descargas elétricas ocorrem somente quando corpos de cargas diferentes se encontram, por isso, a sensação de choque é passageira, já que após tocar em uma pessoa e sentir o choque, os corpos se equilibram. A energia estática é produzida até mesmo por um simples arrastar dos pés. Outro fato interessante é que os caminhões de combustível sempre viajam levando uma corrente que fica em contato com o chão, justamente para descarregar e evitar o acúmulo da energia estática, pois senão o caminhão poderia correr um sério risco de explosão.

Para evitar essas pequenas descargas elétricas, profissionais que estão muito expostos a essa energia devem usar pulseiras especiais que descarregam as cargas elétricas com segurança, além de andarem descalços na terra eventualmente e usarem sapatos com materiais eletricamente isolantes."
Quanto mais expostos ficamos a materiais eletrônicos mais expostos estamos ao campo magnético da eletricidade. Isso pode causar danos aos componentes doscomputadores, ou de qualquer outro material, devido a essas descargas elétricas (quando energias diferentes se encontram), por isso é sempre bom, que profissionais que lidam com esses tipos de condutores, usem pulseiras e sapatos isolantes e sempre que puderem andar descalço, para que a energia desnecessária do corpo saia e não danifique os materiais eletrônicos com o qual temos contato.



Exemplos do dia-a-dia de energia estática no nosso corpo são os fiozinho de cabelo sendo puxado quando se liga a TV ou mesmo o computador, pentear o cabelo gera atrito, esfregar uma bexiga com o casaco por um bom tempo, ao se aproximar os pelos vão se aproximando, outro fato interessante são os caminhões de combustíveis que para evitar uma tragédia (como uma explosão) levam corretes que tocam o chão para que não haja acumulação de energias.
Para quem trabalha com materiais eletrônicos e não tem os acessórios necessários de trabalho, é bom também segurar firme em objetos de metais que estejam ligados ao solo (ex: torneiras) antes de tocar em conectores e componentes, sendo mais seguro e evitando quaisquer riscos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Já levei muito choque por causa desta energia.

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites