Comidas Japonesas ( Nomes)

Sushi – Feito com arroz e recheio. Existem vários tipos de sushi, e nomes que variam conforme o recheio.
Sashimi – É o filé do peixe cru, cuidadosamente fatiado.
Temaki – Cone feito com alga marinha e enrolado a mão recheado com arroz, e diversos outros como peixe, pepino, cogumelo e outros. A alga do temaki precisa estar bem sequinha e ser consumido na hora antes que amoleça com a umidade e fique com textura de borracha.

Yakissoba – Um macarrão semi-frito na chapa, próprio para o prato, com legumes e carne.
Hashi – Substitui os talheres, são palitinho usado para comer.
Molho shoyo – Molho feito à base de soja, muito característico da culinária oriental. Podendo ser mais salgadas e outras menos. Normalmente é despejado em um recipiente com o nome de kosara.
Wasabi – Também conhecido como raiz forte é uma raiz encontrada nas montanhas, ralada e servida como uma pasta verde. Um tempero indispensável da culinária, mas é melhor se familiarizar com a quantia que vai usar antes de arriscar consumir e também tem a função de bactericida.
Sakê – Bebida feita à base de arroz fermentado, servido num recipiente chamado Nassu junto de um potinho de sal usado para colocar sal na borda do Nassu para torna-lo mais suave. Uma interessante tradição é servir e deixar transbordar um pouco da bebida o que acredita que traz sorte.
Shimeji – Um cogumelo pequeno e Shitake um cogumelo grande, um dos pratos mais pedidos e na maioria das vezes servidos como entrada, feitos na chapa com manteiga, temperados com shoyo, saquê e sal a gosto. Também pode ser cozidos no papel alumínio e até servidos nele próprio para conservar o calor.
Niguiri sushi – Bolinho feito de arroz acompanhado de uma fatia de peixe cru por cima. Normalmente é consumido molhando o arroz do niguiri no shoyo, porem na cultura oriental o certo é molhar o peixe.
Salmão Skin – Pele de salmão grelhada servido com um molho agri-doce a base de shoyo. O shoyo é dispensável, pois pode ficar muito salgada.
Hossomaki – É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha e conforme o recheio usado, leva um nome diferente como kapamaki, Shakemaki, Uramaki…
Kapamaki – Hossomaki feito de pepino.
Shakemaki – Hossomaki feito de salmão.
Uramaki – Hossomaki que nesse caso a alga fica do lado de dentro, firmando o arroz ao lado de fora e normalmente vem com gergelim, que além de tornar o prato mais bonito dá um sabor especial.
Califórnia – É um Hossomaki na versão americanizada de uramaki, boa opção para quem não gosta de peixe cru pois vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.
Djou – Salmão picado ou geléia com cebolinha, e enrolado com salmão.
Tempurá – Empanado de camarão e também empanado de legumes.
Shari – Arroz utilizado nos pratos da culinária japonesa, diferente do comum e com mais liga entre os grãos o que dá a consistência própria para se fazer pratos.
Nori – Alga marinha usada em diversos pratos.
Gengibre – É bom comer o gengibre entre um tipo de peixe e outro para neutralizar o paladar e assim poder saborear melhor cada um.
Gergelim – Muito usado no uramaki e no salmão skin, entre outros. O gergelim são essas sementinhas que estão espalhadas sobre o arroz trazendo beleza e tempero ao prato.
Nabo – Tem muitas utilidades, serve para enfeitar os pratos, pode ser também um petisco saboreado com molho shoyo e serve como um digestivo, ótimo para tirar mancha de shoyo da roupa ou da toalha de mesa. “A higiene do local e do sushiman precisa estar adequada, bem como o armazenamento, pois esses alimentos são altamente perecíveis”, explica ela.
Fonte: konansushi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites